Manaus (AM) – O ronco dos tambores ecoou no Sambódromo de Manaus na noite de sábado (22/02), marcando o início oficial dos agitos carnavalescos. As escolas de samba dos grupos de acesso A e B tomaram a passarela para seus últimos ensaios técnicos, um ritual essencial na preparação para os desfiles oficiais.
A Gaviões do Parque abriu a noite, seguida por Leão do Barão Açu, Meninos Levados, Beija Flor do Norte, Império do Havaí e Tradição Leste.
Cada agremiação trouxe sua energia e paixão, transformando o Sambódromo em um caldeirão de ritmos e cores.



Mais que um ensaio, um encontro com a comunidade
Os ensaios técnicos são muito mais do que simples ajustes de coreografias e afinação de instrumentos. São momentos de conexão profunda com as comunidades que sustentam cada escola. Famílias inteiras, amigos e apaixonados pelo carnaval lotaram as arquibancadas, vibrando a cada evolução, canto e dança.
“É muito importante, principalmente para ver o tempo de desfile de cada escola. O grupo B tem 40 minutos no máximo, assim como o do acesso A, no máximo 50 minutos”, explicou Yomar Japonês, diretor geral dos grupos de acesso, ressaltando a importância dos ensaios para o cumprimento dos tempos regulamentares.
Emoção e expectativa à flor da pele
Para muitos, o ensaio técnico é a primeira oportunidade de sentir a magia do carnaval de perto. Demétrius Tapajós, pai da Rainha de Bateria da Gaviões do Parque, confessou a emoção de participar pela primeira vez:
“Vim para prestigiar a minha filha, que é rainha de bateria da Gaviões do Parque. Eu sou muito fã de carnaval. Sou Aparecida, gosto, sempre frequentei, mas nunca participei dos ensaios técnicos”.
A preparação para o grande dia
Mestre-sala e Porta-bandeira da Meninos Levados, Jéferson Carisma e Íris Kailane, destacaram a seriedade do ensaio-festa:
“A importância do ensaio é que a gente pratica para no dia ser ainda melhor, né? Para a escola e, principalmente, para gente, e pra ser um espetáculo”, disse Íris. “É essencialmente para intensificar mais a nossa preparação pro dia do desfile”, completou Jéferson.
Grupo Especial entra em cena
A emoção continua na segunda e terça-feira (24 e 25/02), com os ensaios técnicos das escolas do grupo especial.
Na segunda-feira, Sem Compromisso, Vitória Régia, Unidos do Alvorada e Vila da Barra mostrarão suas cartas na passarela. Já na terça-feira, será a vez de Mocidade Independente de Aparecida, Andanças de Ciganos, Reino Unido da Liberdade e A Grande Família.
Prepare-se para o espetáculo!
Os ensaios técnicos são a oportunidade perfeita para sentir o clima do carnaval, conhecer as escolas e se preparar para os desfiles oficiais. Não perca essa chance de vivenciar a paixão e a alegria que tomam conta do Sambódromo nesta época do ano.
Leia mais:
Filme “O Último Azul”, filmado no Amazonas, conquista Urso de Prata no Festival de Berlim