Manaus (AM) – A Polícia Federal (PF) inaugurou o Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI) para dar suporte à segurança da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas (COP30). O Centro funcionará em Manaus, apoiando a proteção de delegações e autoridades estrangeiras que participarão do evento.
Manaus sedia base de inteligência internacional permanente
O Centro de Cooperação Policial Internacional (CCPI) é a estrutura de segurança e inteligência mais avançada do Amazonas. O CCPI funciona como um ponto de intercâmbio de informações estratégicas e de coordenação entre as diversas forças de segurança. A estrutura, inaugurada em Manaus em regime permanente (CCPI da Amazônia), é ativada para grandes eventos como a COP30, garantindo o monitoramento em tempo real de ameaças e o apoio logístico a autoridades internacionais.
A PF instalou o Centro na sede do CCPI da Amazônia, inaugurado na capital amazonense em 9 de setembro de 2025. O espaço opera em regime permanente e agora recebe a integração de policiais de países participantes da COP30, bem como representantes da Interpol.
Integração entre agentes de diferentes países agiliza a troca de informações estratégicas sobre possíveis ameaças. Além disso, a estrutura viabiliza o monitoramento em tempo real e o intercâmbio de dados sobre movimentações de interesse policial, oferecendo apoio fundamental à logística de segurança do evento.
Cooperação Internacional garante proteção a chefes de Estado na COP30

Durante a Conferência, policiais de instituições estrangeiras e da Interpol atuarão lado a lado com policiais federais com experiência em cooperação internacional. Esta coordenação busca assegurar uma resposta rápida e eficiente diante de qualquer situação que envolva a proteção de chefes de Estado, delegações diplomáticas e demais participantes da COP30.
De acordo com a Superintendência Regional da Polícia Federal no Amazonas, a instalação permanente do CCPI da Amazônia em Manaus elevou o patamar de segurança e capacidade de inteligência da região.




Leia mais notícias sobre segurança e COP30:
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431