Manaus (AM) – O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) reforça que toda a sinalização de radares e lombadas eletrônicas em Manaus segue a Resolução nº 798/2020, do Contran. A norma exige a placa R-19 antes dos medidores de velocidade e fiscalização de avanço de sinal, indicando o limite permitido.
Além das regras, o setor de Engenharia do IMMU instalou placas adicionais informando a fiscalização eletrônica, inscrições no asfalto em pontos críticos e promoveu campanhas educativas.
“Toda a sinalização garante que o condutor saiba da fiscalização. O foco é salvar vidas, não arrecadar”, afirma Uarodi Guedes, diretor de Engenharia do IMMU.
A fiscalização de avanço de sinal nos semáforos também foi reforçada. Mesmo sem exigência legal para placas, Manaus instalou sinalizações nos braços dos semáforos em corredores de grande fluxo, prevenindo colisões graves e atropelamentos.
Os pontos de instalação dos radares são escolhidos com base em estudos técnicos e índices de acidentes. Como resultado, Manaus registrou uma redução de 20% nas mortes no trânsito entre 2024 e 2025.
O suporte adicional à fiscalização eletrônica segue as diretrizes do Plano Nacional de Segurança Viária (Penatran) e do Senatran, alinhando Manaus às melhores práticas nacionais e internacionais.
“Menos de 0,5% dos veículos nas principais avenidas são autuados por excesso de velocidade. Isso mostra que os motoristas estão reduzindo a velocidade e compreendendo que o trânsito existe para salvar vidas”, acrescenta Guedes.
Com a sinalização reforçada, a Prefeitura de Manaus reafirma que a prioridade é reduzir acidentes graves, evitar mortes e garantir uma mobilidade mais segura para todos.
Leia mais:
Mais 20 radares entram em operação nesta terça-feira (1º) em Manaus
Fiscalização de novos radares começa dia 1º de julho em Manaus; veja os pontos
Mortes no trânsito caem 17% em Manaus no 1º semestre, aponta IMMU
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431