Manaus (AM) – No primeiro dia do Festival SESI de Educação 2024, realizado nesta quinta-feira, 29, no Pavilhão de Exposição do Parque da Cidade, em Brasília, Distrito Federal, as equipes de Robótica das Escolas do Serviço Social da Indústria do Amazonas demonstraram grande concentração.
O evento, que conta com a participação de cerca de dois mil alunos, foi marcado por intensa competição e expectativa.
Equipes
As equipes Apex Tupam, da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa em Manaus, e Apoema, da Escola SESI Abrahão Sabbá em Itacoatiara, competiram na categoria F1 In Schools. Enquanto isso, as equipes Elétrons, da Escola SESI Dra. Emina Barbosa Mustafa, e Lego Master, da Escola SESI Padre Francisco Luppino, enfrentaram desafios na categoria FLL (First Lego League).
Desafios
A equipe FLL Elétrons enfrentou algumas falhas técnicas em seu 1° round oficial. Segundo Pedro Romão, as falhas devem ser ajustadas para melhorar a pontuação que foi de 250 pontos pela manhã.
Já a equipe Lego Master estreou com entusiasmo. Adliniz Maia afirmou que, apesar de alguns contratempos durante o treino, conseguiram melhorar no round oficial, mas precisam organizar-se melhor.
Na competição, a equipe Apex Tupam, da escola SESI Emina Barbosa Mustafa, enfrentou desafios na apresentação de seus carros na F1 In Schools. De acordo com o coordenador Nicanor Antunes, o time estava confiante com as apresentações, especialmente com o projeto social, apesar de trazer apenas dois carros para a competição.
O início da competição da equipe teve um atraso de cerca de 10 minutos devido a problemas no equipamento de largada. Quando começaram, o carro teve um problema em uma roda, que foi ajustada para o segundo round, igualando-se à equipe adversária, Graffeno.
Para Gabriel Silva, estreante na competição F1 In Schools, a equipe se saiu bem apesar do nervosismo inicial. Ele está preparado para o segundo dia.
Já a equipe Apoema, veterana na competição, terminou o primeiro dia à frente da equipe adversária no 1° round e foi elogiada pelos juízes no 2° round, apesar do problema em uma das rodas do carro. O piloto Igor José Lima espera consertar o carro para o segundo dia de competição.
Leia mais:
- Mais da metade dos manauaras vive em favelas, revela Censo 2022
- 19ª Feira Tecnológica da Fucapi: Inovações para Preservação dos Biomas Amazônicos
- Agenda cultural da semana em Manaus: Espetáculos regionais e especial Halloween
- David Almeida define prioridades para novo mandato com reforço da segurança em Manaus
- David Almeida é reeleito prefeito de Manaus e promete reunir forças para nova gestão