Em coletiva em Parintins, senador destacou investimentos do governo Lula no Amazonas e criticou a falta de ações do governo Bolsonaro
Manaus (AM) – O senador Eduardo Braga (MDB-AM) elogiou as ações do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no Amazonas e criticou a gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As declarações foram feitas neste sábado (18), durante coletiva de imprensa no município de Parintins (a 369 km de Manaus).
Durante a entrevista, Braga foi questionado sobre sua atuação em dois contextos políticos distintos: o governo Bolsonaro, eleito em 2018, e o atual governo Lula, de 2022, do qual o senador faz parte da base de apoio no Congresso.
Ao lado do senador Omar Aziz (PSD), do prefeito Mateus Assayag (PSD) e dos deputados Pauderney Avelino e Saullo Viana, ambos do União Brasil, o parlamentar destacou investimentos federais no estado e a presença do governo Lula em programas estruturantes no interior.
“Se não fosse o Lula, nós não teríamos o Linhão de Parintins.
Se não fosse o Lula, não existiria o Luz para Todos.
Se não fosse o Lula, não teríamos o Minha Casa, Minha Vida.
Se não fosse o Lula, o IFAM e o UFAM não estariam em Parintins”, afirmou Braga.
O senador comparou os dois governos, afirmando que a diferença entre Bolsonaro e Lula “é como a do azeite para o vinagre”. Para Braga, a atual gestão federal representa um novo ciclo de desenvolvimento para o Amazonas, com obras e programas retomados após anos de paralisia.
Agenda em Parintins
Ainda neste sábado (18), Eduardo Braga e Omar Aziz chegaram a Parintins por volta das 8h30 para cumprir agenda oficial na sede do município e na zona rural.
Acompanhados pelo prefeito Mateus Assayag e pela vice-prefeita Vanessa Gonçalves, os senadores concederam entrevista coletiva no Aeroporto Júlio Belém, onde apresentaram o cronograma das ações previstas para o fim de semana.
Cenário político do MDB
O MDB vive um momento de indefinição nacional sobre as eleições presidenciais de 2026. Enquanto parte da legenda — sobretudo no Nordeste — defende o apoio à reeleição de Lula, outras alas pregam neutralidade para fortalecer alianças regionais e bancadas federais.
Mesmo sem definição oficial, Eduardo Braga sinalizou que deve manter o alinhamento político com o presidente Lula no Amazonas.
O presidente nacional do partido, Baleia Rossi, informou que a decisão final será tomada em convenção partidária, e que o MDB poderá apoiar Lula, uma eventual candidatura do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) ou até lançar um nome próprio ao Palácio do Planalto.
Leia mais noticias sobre Política no Amazonas:
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431