Partido Liberal oficializa deputado como líder da Minoria em manobra regimental para justificar suas faltas e evitar cassação. Oposição promete ir ao STF.
Brasília (DF) – O Partido Liberal (PL) oficializou o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) como o novo líder da Minoria na Câmara. A manobra visa impedir que o parlamentar perca o mandato por excesso de faltas em sessões deliberativas.
De acordo com o regimento interno da Câmara, um deputado pode ser cassado caso acumule faltas não justificadas. A nomeação para um cargo de liderança, no entanto, garante que as ausências sejam automaticamente justificadas.
A medida do PL tem como objetivo blindar o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro, que está nos Estados Unidos desde o fim de sua licença parlamentar, no início de setembro. Ele já acumulava mais de dez faltas, número que poderia levar à abertura de um processo de cassação.
Oposição contesta manobra
A atitude do PL já enfrenta forte reação da oposição. Partidos como PT e PSOL classificaram a decisão como irregular e uma tentativa de desvirtuar a função da liderança parlamentar. As legendas prometem recorrer à Mesa Diretora da Câmara e ao Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar a nomeação.
Enquanto a manobra ocorre no Brasil, o deputado Eduardo Bolsonaro continua nos Estados Unidos. Conforme reportado por ele mesmo, em redes sociais, o parlamentar tem se dedicado a agendas políticas em encontros com grupos conservadores, além de realizar lobby contra os interesses diplomáticos do Brasil. A ausência prolongada reforça a insatisfação da oposição, que o acusa de “abandonar o mandato” para atuar no exterior.
Leia mais:
- TCU vê indícios de uso irregular de recursos por Eduardo Bolsonaro em viagem aos EUA
- Lula critica atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA e defende cassação
- PF indicia Bolsonaro e Eduardo por articulação de sanções dos EUA contra o Brasil
- Moraes compara atos de Eduardo Bolsonaro nos EUA a tentativa de golpe
Siga o canal do Portal Meu Amazonas no WhatsApp -CLIQUE AQUI
Fale com a Redação: E-mail: [email protected] e WhatsApp: (92) 99148-8431